quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dinheiro na mão é Vendaval...é Vendaval....


No último dia 11 de Agosto foi comemorado (foi?) o dia do Advogado.


Parabéns a todos os advogados do Brasil que exercem essa tão nobre profissão com muita garra e dedicação em um país onde a justiça ainda é muito lenta e desatualizada, o que só dificulta o trabalho destes importantes profissionais.


Porém caros leitores, não poderia passar despercebido o ocorrido na última semana, em virtude das festividades advocatícias os estudantes de Direito fazem o seu “pendura”.

A história dessa prática polêmica teve início no século passado quando estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco eram agraciados por donos de restaurantes com refeições gratuitas.

Entretanto, o que se observa hoje em dia é uma conduta completamente diferente da realizada naquela época; seja no âmbito comemorativo,social ou cultural.

Pois vejamos.

"Nas primeiras décadas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, os donos de restaurantes da região ofereciam, nesse dia, e em homenagem à importância e grandeza da Faculdade, refeições gratuitas aos estudantes." ( FONTE: Wikipédia -  http://pt.wikipedia.org/wiki/Pindura )

 Que bacana!

O que se sucede nos dias de hoje é inteiramente diferente. Os estudantes se aproveitam do ocorrido em outra época, como subterfúgio para dar o famoso calote! (foto)

Basta correr os olhos no noticiário pra se ver o que acontece. Estudantes de universidades tradicionais ou não do centro de São Paulo, por exemplo, querem comer em restaurantes dos Jardins e outros bairros tradicionais com excelentes opções gastronômicas e simplesmente não querem pagar pelo consumido.Onde está a tradição nisso?Porque eles não adotam a mesma postura com os restaurantes ao redor de sua universidade?
( estranho que ninguém se interessa em dar calote no Dog do Tião “na porta da facul” )

Mas parece que a pendura só é bacana quando feita em restaurante fino, onde depois você vai contar para seus amigos, publicar no Twitter,Facebook,YouTube e afins, e    “a galera toda vai pagar um pau”


Tenho por hábito fazer postagens curtas, por isso não vou aqui entrar no mérito da incrível perda que um comerciante pode ter com 10 ( dez ) jovens bebendo e comendo de graça em seu estabelecimento. Quem paga os garçons,IPTU,luz,água,telefone,gás,fornecedores, financiamentos,investimentos e etc?

Pois bem, apesar de já não tão comum essa conduta idiota e até certo ponto infantil, já que aquele que “dá a pendura” conta pra Deus e o mundo,como se fosse mais importante calotear a economia popular do que passar em um bom concurso público, exame da Ordem, ainda persiste em nossa sociedade.

Triste, mas espero que esteja com os dias, ou anos contados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário